Espanha quer aliança com América Latina para enfrentar crise

16/11/2012 - 23h03

Da BBC Brasil

 

Brasília - O rei espanhol Juan Carlos abriu hoje (16) a 22ª Cúpula Ibero-Americana, em Cádiz, propondo alianças entre a Espanha, Portugal e os países da América Latina a fim de aproveitar a atual bonança econômica das antigas colônias. Segundo ele, os dois lados do oceano devem falar com "uma só voz".

"Nossos olhos estão em vocês, temos experiência que se pode dividir", disse aos chefes de Estado e de Governo da América Latina presentes à inauguração da cúpula. Para o rei, atualmente o Continente Latino-Americano tem mais coesão social, mas ainda precisa lutar contra as desigualdades.

"A Espanha tem sido terra de acolhida da América Latina", disse o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Segundo ele, contar com "mais América Latina na Europa e na Espanha é uma receita imbatível para afrontar os atuais desafios".

O que ficou claro na abertura do encontro é o desejo de "uma relação renovada" entre a América Latina, a Espanha e Portugal.

Neste primeiro dia, a presidenta Dilma Roussef teve duas reuniões bilaterais com os colegas da República Dominicana e do Haiti.

Acompanham a presidenta brasileira os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Aloizio Mercadante, da Educação, Helena Chagas, da Comunicação Social, e Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.

Amanhã (17), a presidenta Dilma deverá se posicionar sobre a crise na Europa ibérica, na sessão plenária em que os chefes de Estado e de Governo assinarão a Declaração de Cádiz.

O documento destacará o desenvolvimento de infraestruturas, a promoção de micro, pequenas e médias empresas e políticas de crescimento econômico e emprego.