Missão de paz no Timor Leste é tema de reunião do Conselho de Segurança da ONU

12/11/2012 - 7h59

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) discute hoje (12) a missão de paz no Timor Leste (conhecida pela sigla em inglês Unmit), que deve ser encerrada em 31 de dezembro. Em decorrência dos avanços obtidos pelo país, a missão não deverá ser renovada, segundo sinalização de integrantes do conselho.

Na discussão, estará o ministro das Relações Exteriores do Timor Leste, José Luís Guterres. As autoridades timorenses informam que o clima é de estabilidade política e social. "Fizemos reformas no setor de segurança e defesa. [Também] fizemos investimentos em capital humano e na área social, de forma que hoje há paz no Timor Leste", disse Guterres.

A representante especial da ONU para o Timor Leste, Finn Reske-Nielsen, fará uma análise da missão enviada ao país e encerrada no último dia 6. "O Timor Leste está em condições de assumir plena soberania, ser senhor do seu destino e decidir sobre isso", disse o representante permanente adjunto de Portugal na ONU, embaixador João Maria Cabral.

A missão de paz no Timor Leste foi estabelecida em agosto de 2006 em meio à crise política, humanitária e de segurança vivida no país. A Unmit foi enviada para apoiar as ações do governo. O Timor Leste pertence à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), pois o país tem o português como idioma oficial e foi colonizado por Portugal, guardando vários aspectos culturais dessa colonização.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto