Obama e Romney intensificam campanha às vésperas de eleições ainda indefinidas

04/11/2012 - 16h37

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A dois dias das eleições nos Estados Unidos e no último domingo de campanha, o presidente norte-americano, Barack Obama, e o candidato republicano, Mitt Romney, intensificaram hoje (4) o corpo a corpo e as visitas na conquista dos indecisos. As pesquisas de intenções de votos mostram empate entre os dois. As eleições ocorrem na terça-feira (6).

Entre os estados que devem decidir a eleição, Obama está em vantagem, segundo as pesquisas de intenções de voto, em Ohio, Colorado, Nevada e Wisconsin. Romney está à frente na Flórida, Carolina do Norte e Virgínia. A diferença na média das pesquisas é inferior a 1% em New Hampshire, Colorado e Virgínia.

Ao fazer campanha hoje, Obama parou por alguns minutos na sede da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) para receber a atualização sobre os esforços de recuperação após a passagem da Tempestade Sandy, no Leste dos Estados Unidos.

Para analistas políticos, os indecisos irão escolher baseados nos últimos discursos sobre os rumos da economia dos Estados Unidos e o sistema de saúde e desemprego. Até amanhã, Obama e Romney pretendem visitar os estados essenciais nesta campanha, que incluem ainda Iowa e Pensilvânia. No total, são 270 colégios eleitorais.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam e de Portugal, Lusa

Edição: Davi Oliveira