Cemitérios do Rio esperam mais de 2 milhões de visitantes

02/11/2012 - 8h54

Akemi Nitahara e Vitor Abdala
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os 13 cemitérios públicos do Rio de Janeiro esperam 2,3 milhões de visitantes hoje (2), Dia de Finados. Só no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio, 1,5 milhão de pessoas são esperadas. De acordo com a Santa Casa da Misericórdia, que administra os cemitérios, os portões serão abertos às 6h e só serão fechados quando sair o último visitante.

Como parte da programação do Dia de Finados, às 10h, será celebrada uma missa no Cemitério do Carmo, também na Zona Portuária. Às 16h, será a vez de o Cemitério de Santa Cruz, na zona oeste, receber o arcebispo emérito do Rio, dom Orani João Tempesta, para uma missa em homenagem aos indigentes e mortos por atos violentos. De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em todos os cemitérios da cidade serão celebradas missas de hora em hora.

O município do Rio de Janeiro tem hoje 13 cemitérios públicos, administrados pela Santa Casa de Misericórdia sob regime de concessão, e oito particulares, além de um crematório, que funciona no Cemitério do Caju. Apesar de o Decreto “E” 3.707, de 1970, que regulamenta o funcionamento dos cemitérios no estado determinar que todos devem ter forno crematório, há apenas um crematório público disponível no município do Rio de Janeiro. O serviço custa R$ 1.021,05.

De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), os cemitérios públicos passam por fiscalização periódica, feita pela equipe de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários. As concessionárias são responsáveis pela administração e manutenção do cemitério, incluindo os acessos internos, gavetas e catacumbas de aluguel.

Os valores cobrados pelos serviços funerários, tanto nos cemitérios públicos quanto nos particulares, são tabelados pela prefeitura. A Seconserva explica que, como há uma rotatividade diária de exumações, os cemitérios da cidade não correm o risco de esgotar sua capacidade. De acordo com a secretaria, a prefeitura prepara uma licitação para modernizar os cemitérios públicos, ainda sem previsão de data.

O site http://cemiterio.rio.rj.gov.br/ disponibiliza dados como tabela de preços e procedimentos básicos quanto a sepultamentos. Denúncias de irregularidades nos cemitérios podem ser feitas pelo telefone (21) 2589-0808.

Edição: Talita Cavalcante