Enem 2012: perguntas e respostas

31/10/2012 - 10h04

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – No próximo fim de semana, 5,7 milhões de estudantes participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado (3), primeiro dia de provas, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos e de matemática. Além disso, no último dia do exame, o aluno fará a redação, que vale 50% da nota total.

Confira a lista que a Agência Brasil elaborou com as respostas para as principais dúvidas sobre o exame.
  

*O Enem serve para quê?
O exame avalia os conhecimentos dos estudantes que concluem o ensino médio e é usado como parte do processo seletivo de diversas de instituições de ensino superior públicas e privadas.
As universidades e faculdades podem tanto usar o Enem em substituição ao vestibular quanto considerar a nota no exame para concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ingresso de candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

*Quando será o Enem?
As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). A recomendação do Ministério da Educação (MEC) é que todos os candidatos cheguem ao local das provas até as 12h. Os alunos devem ficar atentos ao relógio nos estados em que há mudança de fuso horário ou que estão fora do horário de verão. O MEC orienta o candidato a verificar, com antecedência, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o local de prova. Também é importante conhecer o trajeto até o local antes do dia do exame.

*Qual o conteúdo cobrado?
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
No sábado (3 de novembro) serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
No dia seguinte, os alunos farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e a redação.

*Quantas horas o estudante tem para terminar a avaliação?
No primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder a todas as questões. No domingo, quando é realizada a redação, o tempo é estendido em uma hora. Com isso, os inscritos terão cinco horas e meia para realizar o exame.

*O que o aluno deve fazer para descobrir o local de prova caso não tenha recebido o cartão de confirmação?
O MEC orienta o candidato a verificar o local de prova na página do Inep.

*A prova só pode ser feita por quem está concluindo o ensino médio este ano?
Não. A prova pode ser feita por qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino médio ou esteja terminando este ano. O exame não é obrigatório, mas aumenta as chances de acesso ao ensino superior já que muitas universidades usam a nota no Enem como critério de seleção.

*Quantas universidades e institutos federais de ensino aceitam o Enem como forma de ingresso?
Ao todo, são 95 instituições, incluindo 38 institutos federais.

*O que levar no dia da prova? E o que é proibido?
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de lápis, borracha e lapiseira não é permitido.

*O que pode eliminar o candidato durante a prova?
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante, o uso de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, como celulares. O candidato também será eliminado se deixar a sala de provas antes de completar duas horas do início do exame.

Os participantes só podem levar para casa os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos candidatos presentes na sala de provas só são liberados juntos.

*Quais documentos precisam ser apresentados para fazer a prova?
É necessário apresentar um documento de identificação original com foto, que pode ser a carteira de identidade, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;  identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

* O que o participante tem que observar quando receber as provas?
Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova, o candidato deve verificar se o caderno contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.

*O que é cobrado na redação?
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema que estará descrito na prova, de ordem política, social ou cultural.

A nota da redação representa 50% do resultado total. O candidato ficará sem nota na redação em caso de:

- Fuga ao tema: não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Folha em branco: entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Texto insuficiente: escrever apenas (até) sete linhas;
- Cópia dos textos motivadores: não desenvolver argumentos próprios;
- Usar termos chulos ou obscenos;
- Preencher o espaço destinado à redação com desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.

*Quando saem os resultados?
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep no dia 7 de novembro de 2012.
Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012 no dia 28 de dezembro de 2012, com o número de inscrição e senha ou CPF e senha.
 

Edição: Juliana Andrade e Lílian Beraldo