Rubens Bomtempo é eleito prefeito de Petrópolis

28/10/2012 - 19h36

 

Da Agência Brasil

Brasília - Rubens Bomtempo (PSB) venceu a disputa pela prefeitura de Petrópolis, com 56,05% dos votos válidos. Bernardo Rossi (PMDB) ficou com 43,95% dos votos válidos. Os votos brancos chegaram a 4,18% e os nulos, 12,48%. A abstenção ficou em 22,57%.

A disputa no segundo turno, entre Bernardo Rossi (PMDB) e Rubens Bomtempo (PSB), foi definida no último dia 18 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Bomtempo tinha ficado em segundo lugar no primeiro turno, mas concorreu como candidato indeferido com recurso e seus votos foram contados separadamente.

Bomtempo teve suas contas na administração da prefeitura, no período de 2001 a 2008, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro por não ter recolhido valores devidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a Lei da Ficha Limpa, ficam inelegíveis para qualquer cargo quem tiver as contas rejeitadas por improbidade administrativa.

Por isso, no dia 15 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro definiu que segundo turno ocorreria entre Rossi e Paulo Mustrangi (PT), terceiro colocado no pleito. Mas essa decisão foi derrubada pelo TSE.

Edição: Kelly Oliveira