Vereador e empresário disputam a prefeitura de Londrina

26/10/2012 - 20h42

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Segunda maior cidade do Paraná, Londrina volta às urnas no próximo domingo (28) para escolher, em segundo turno, o futuro prefeito entre o vereador Marcelo Belinati, do PP, e o empresário Alexandre Kireeff, do PSD. No primeiro turno, disputado por seis candidatos, Belinati ficou em primeiro lugar, com 124 mil votos, o que representa 45,39% dos votos válidos. Kireeff foi o segundo, com 69 mil votos (25,27%).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município tem 360.568 eleitores. No primeiro turno, no dia 7 deste mês, compareceram às urnas 299.836 eleitores, o equivalente a 83,16% do eleitorado.

Formado em medicina e em direito pela Universidade Estadual de Londrina, Marcelo Belinati está no segundo mandato como vereador e, pela primeira vez, disputa uma eleição majoritária. Nas duas eleições para a Câmara Municipal, Belinati foi o mais votado.

Já o empresário dos setores da bioenergia, imobiliário e agronegócio Alexandre Kireeff foi presidente da Sociedade Rural do Paraná entre 2006 e 2008 e também fez parte do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Esta é a primeira vez que ele disputa um cargo público.

Localizada no norte do estado, Londrina tem a quarta maior economia do Paraná, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 8,8 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 506,7 mil habitantes, o município tem economia baseada principalmente no setor de serviços, com receitas estimadas em R$ 5,2 bilhões.

Edição: Nádia Franco