Montes Claros: candidatos ao segundo turno tiveram menos de mil votos de diferença

26/10/2012 - 9h07

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os dois candidatos que vão disputar o segundo turno na cidade mineira de Montes Claros tiveram uma diferença de menos de mil votos no primeiro turno das eleições este ano. O professor Ruy Muniz (PRB) e o deputado estadual Paulo Guedes (PT) tiveram 50.144 votos e 50.902 votos respectivamente. Montes Claros faz parte da região da Bacia do Alto Médio São Francisco, ao norte de Minas Gerais.

Ruy Muniz é empresário e presidente de honra da Associação Educativa do Brasil (Soebras), entidade que administra diversas escolas e cursos de graduação e pós-graduação privados em todo o país. Já foi vereador, deputado estadual e candidato a prefeito em outras vezes, sem sucesso.

Paulo Guedes também é professor e cumpre mandato de deputado estadual. Já foi vereador por três vezes no município de Manga (MG). Na última delas chegou a ser presidente da Câmara de Vereadores da cidade. Na Assembleia Legislativa de Minas atua como terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco.

O município de Montes Claros tem produto interno bruto per capita de R$ 10,5 mil e fica no norte de Minas Gerais, na região do Alto Médio São Francisco. O município tem 361.915 habitantes, sendo 214.886 eleitores. De acordo com o Censo 2010, mais de 311 mil habitantes são alfabetizados.

Edição: Talita Cavalcante