Gustavo Fruet e Ratinho Júnior disputam preferência do eleitorado em Curitiba

26/10/2012 - 19h20

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A disputa pela prefeitura da capital paranaense será definida neste domingo (28) entre o deputado federal e empresário Ratinho Junior, do PSC, e o ex-deputado federal Gustavo Fruet, do PDT. No primeiro turno, com 332.408 votos (34,09% do total), Ratinho ficou à frente Fruet, que obteve 265.451 votos (27,22%). Curitiba tem 1.172.939 eleitores.

Filho do apresentador de televisão e ex-deputado federal Ratinho, Ratinho Junior entrou na política em 2002, quando foi eleito deputado estadual pelo PSB. Em 2006, elegeu-se deputado federal pelo PPS e foi reeleito em 2010 pelo PSC, partido pelo qual disputa agora a prefeitura de Curitiba. Ele tem o apoio da coligação Curitiba Criativa, formada pelo PSC, PCdoB, PR e PTdoB.

Gustavo Fruet tem 49 anos e é filho do ex-deputado federal Maurício Fruet. Começou na política como vereador, eleito em 1996 pelo PMDB. Em 1998, após a morte do pai, chegou à Câmara dos Deputados. Em 2004, tentou se candidatar a prefeito pelo PMDB, mas não conseguiu e filiou-se ao PSDB, pelo qual foi eleito em 2006 deputado federal. Em 2010, disputou uma cadeira no Senado e ficou em terceiro lugar. Em 2011, deixou o PSDB e foi para o PDT.

Fundada em 1693, Curitiba tinha como principal atividade econômica a mineração, aliada à agricultura de subsistência. Os ciclos da erva-mate e da madeira foram marcantes para o município no final do século 19, quanto chegaram em massa à região imigrantes europeus. Eles deram à cidade nova forma de vida com suas tradições e costumes.

Hoje, o município produz vinhos, tem uma uma indústria forte e um setor de serviços bem estruturado. O transporte público é considerado dos melhores do país. No entanto, o futuro prefeito enfrentará problemas e desafios típicos de uma grande metrópole, que passou por uma urbanização acelerada nos últimos anos, principalmente com as migrações do campo para a cidade, em função da substituição da mão de obra agrícola pelo trabalho mecanizado.

A capital paranaense tem população estimada em 1,7 milhões de habitantes e o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no município) entre as capitais brasileiras. O PIB da cidade é estimado em 45,7 bilhões.

Edição: Nádia Franco