Deputados Paulo Piau e Antonio Lerin vão disputar segundo turno em Uberaba

26/10/2012 - 9h04

Mariana Jungmann*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado federal Paulo Piau Nogueira (PMDB) e o deputado estadual Antonio Lerin (PSB) são os candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições para a prefeitura de Uberaba (MG) neste domingo (28). Eles disputam a preferência dos 213.388 eleitores da cidade que fica no Triângulo Mineiro e é conhecida como capital mundial do gado zebu.

Paulo Piau é deputado federal e integra a bancada ruralista da Câmara dos Deputados. É engenheiro agrônomo e tem especialização em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Paulo Piau nasceu em Patos de Minas (MG) e já foi deputado estadual por duas vezes. No primeiro turno, Piau recebeu 50.049 votos e ficou em primeiro lugar.

Antonio Lerin é comerciante e presidente da Associação de Supermercadistas de Uberaba. Já foi vereador pela cidade por três vezes e atualmente é deputado estadual. Na Assembleia Legislativa de Minas compõe o bloco parlamentar social. No primeiro turno obteve 30.961 votos.

Uberada destaca-se hoje como polo na criação, no desenvolvimento genético e na comercialização de zebuínos e é sede da maior feira dedicada a esta raça bovina em todo o mundo, a Expozebu, realizada anualmente em maio.

O município tem cerca de 300 mil habitantes, conforme o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com posição estratégica, por situar-se a cerca de 500 quilômetros dos principais centros econômicos do país (São Paulo, Belo Horizonte e Brasília), o município é sede de indústrias dos setores de alimentação, moveleiro, calçadista e químico. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita, referente a 2010, é R$ 21.904,70.

*Colaborou Iolando Lourenço

Edição: Talita Cavalcante