Com decisão do TSE, Itamar Imóveis é o novo prefeito de município goiano

26/10/2012 - 12h39


Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou pedido do Ministério Público Eleitoral em Goiás e indeferiu o registro de candidatura de Getulio de Alencar, o padre Getulio (PMDB), que ficou em primeiro lugar na disputa do primeiro turno com 12.208 votos (41,04% dos votos válidos) no município goiano de Santo Antônio do Descoberto. Com isso, o prefeito eleito da cidade passa a ser Itamar Imóveis (PDT) que obteve 11.909 votos (40.03% dos votos válidos).

Por 4 votos a 3, o plenário da corte modificou ontem (25) decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) que havia validado o registro de candidatura do peemedebista, apesar de ele não se encontrar no pleno exercício de seus direitos políticos no dia 5 de julho de 2012, quando acabou prazo para o registro de candidatura.

Isso porque, segundo o TSE, padre Getulio foi condenado por ato de improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos pelo período de oito anos, prazo que só expirou no dia 25 de julho de 2012, ou seja, 20 dias após o prazo final para registro de candidaturas.

Com população de 63,2 mil habitantes e eleitorado formado por 38,3 mil pessoas, o município de Santo Antônio do Descoberto está localizado no Entorno do Distrito Federal, a cerca de 50 quilômetros de Brasília. 

Edição: Talita Cavalcante