Deputado federal e atual prefeito decidem segundo turno em São Luís

24/10/2012 - 20h15

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Os eleitores da capital maranhense voltam às urnas no próximo domingo (28) para a decidir quem administrará a cidade a partir de 1º de janeiro do ano que vem. A disputa é entre os candidatos do PTC, Edivaldo Holanda Júnior, e do PSDB, João Castelo, que tenta a reeleição. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, Holanda ficou com 36,4% dos votos válidos e Castelo, com 30,6%.

Com mais de 1 milhão de habitantes, São Luís tem a décima quarta economia do país e Produto Interno Bruto (PIB) de R$15,3 bilhões. As indústrias de transformação de alumínio, alimentícia, de turismo e de serviços são os setores que mais geram receitas.

O candidato que for eleito domingo comandará uma cidade com um dos dez mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras: 0,778. O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1.

Edvaldo Holanda Junior nasceu em São Luís, tem 34 anos e é deputado federal. Formado em direito, foi eleito vereador por duas vezes. Entre as propostas de Edvaldo, estão o bilhete único no transporte coletivo, a implantação do ensino em tempo integral, a construção de 20 creches e a criação do Centro de Inteligência do Trânsito.

João Castelo nasceu em Caxias, no interior do estado, e tem 75 anos. Ele iniciou a carreira política em 1971, como deputado federal. Em 1979, elegeu-se governador e, posteriormente, senador e novamente deputado federal. Se for reeleito, ele pretende implantar o veículo leve sobre trilhos, ampliar a Avenida Litorânea e construir um hospital de alta complexidade.

Edição: Nádia Franco