Inteligência foi fundamental para o sucesso da ocupação, diz Beltrame

14/10/2012 - 15h49

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As operações preparatórias e de investigação das forças de segurança foram o diferencial da operação que culminou com a ocupação, hoje (14), das comunidades dos complexos de Manguinhos e do Jacarezinho.

A afirmação é do secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame. De acordo com ele, a ocupação ocorreu em tempo recorde (20 minutos) graças ao grande esforço de todas as corporações envolvidas.

“O trabalho de hoje na verdade encerra a primeira etapa de uma ocupação. Porque essa operação não começou hoje, ela acontece já há alguns dias. O cenário que se tem no momento que se faz uma operação muda. Quando se fez a pacificação da Rocinha, a inteligência produziu um cenário, desta vez se produziu outro e dessa forma se age, assim nós temos que fazer e respeitar o produto que se tem oriundo das investigações policiais. A inteligência para mim funcionou muito bem, no nível de todas essas instituições, e nos permitiram chegar agora e auferir os resultados que se quer”, explicou o secretário.

Beltrame disse que a operação devolve o território aos moradores, levando paz à comunidade, e devolve à cidade importantes vias de acesso, como a Linha Amarela e a Avenida Brasil, que passam pela região. “Infelizmente temos essas ilhas de violência que se formaram dentro da cidade, isso impedia a liberdade de ir e vir das pessoas. Agora nós vamos devolver as artérias, vias de transporte que a população temia muito em transitar, porque se Deus quiser, a partir de hoje, não teremos mais uma Faixa de Gaza”, afirmou o secretário.

Ele pediu que a população ajude a polícia, por meio do Disque-Denúncia, pelo número (21) 2253-1177.

A delegada Martha Rocha, chefe da Policia Civil, também destacou a importância da participação da sociedade no processo e afirmou que a corporação vai continuar presente nas comunidades ocupadas.

“Para a Polícia Civil, o trabalho não se encerra hoje e não começou hoje. Nós temos feito ao longo do último mês, e também em particular na última semana, algumas ações, apreensão de entorpecentes, prisão de pessoas, como está se reverberando também no dia de hoje. Vamos continuar daqui pra frente nesse cruzamento de informações, e não tenha dúvida, é como se a gente tivesse contando de trás pra frente, a operação não começou hoje e não termina hoje. Nós próximos dias, com certeza, teremos outros tantos importantes resultados”, disse a chefe da Polícia Civil.

Beltrame confirmou a informação passada pelo governador Sérgio Cabral, de que a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos será instalada até dezembro e a do Jacarezinho até o fim de janeiro.

Edição: Fernando Fraga