PSD mostra força no primeiro teste eleitoral

08/10/2012 - 20h06

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Em seu primeiro teste nas urnas, o PSD mostrou força, ao conquistar a quarta posição em número de prefeitos em todo o Brasil. O PSD elegeu, em primeiro turno, 492 prefeitos e conseguiu fazer 4.601 vereadores. O partido teve seu registro autorizado em 29 de setembro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e participou domingo (7) da primeira eleição.

Para o líder do partido na Câmara dos Deputados, Guilherme Campos (SP), o partido é o grande vitorioso das eleições de 2012 e saiu fortalecido em diversos estados. Campos citou a Bahia, com 70 prefeitos eleitos; Santa Catarina, com 56; Mato Grosso, com 39; e Amazonas, com 23.

“Todo o processo de formação do PSD foi muito intenso, sendo recompensado agora nas eleições. O partido se consolidou como o quarto partido que mais elegeu prefeitos, em cidades importantes e com números extremamente positivos”, disse ele.

Criado no ano passado por parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de outras legendas, o PSD conta atualmente com 559 prefeitos e 5.957 vereadores, que foram eleitos em 2008 por outros partidos. Agora, a partir de 1º de janeiro do ano que vem, o partido terá representantes eleitos por ele próprio em prefeituras e câmaras de vereadores de todo o país.

Edição: Nádia Franco