Festival do Rio exibe hoje único filme de animação da mostra competitiva

08/10/2012 - 18h38

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Único longa-metragem de animação na mostra competitiva da Première Brasil do Festival do Rio, o filme Uma História de Amor e Fúria terá sua primeira exibição hoje (8), às 19h45, no Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia, centro do Rio. Destinado ao público jovem e adulto, com desenho e linguagem de história em quadrinhos (HQ), o filme retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem ele é apaixonado há 600 anos. O romance entre os dois atravessa quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096.

Três dos mais conhecidos atores do cinema brasileiro – Rodrigo Santoro, Camila Pitanga e Selton Mello – estão entre os dubladores dos personagens da animação. Juntamente com o diretor Luiz Bolognese, eles estarão presentes na sessão de gala desta noite.

A Première Brasil também terá, às 21h45, a apresentação de uma produção de ficção da mostra competitiva, A Floresta de Jônatas, dirigido por Sergio Andrade. O filme é um drama sobre uma família que vive isolada em um sítio na área rural do Amazonas, tendo uma barraca de frutas na beira da estrada como seu único contato com o resto do mundo.

Na mostra Panorama do Cinema Mundial, as sessões de gala desta segunda-feira exibirão, no Cine Estação Sesc Rio, os filmes 7 Dias em Havana, às 19h, e Pauline, a Detetive, às 21h. O primeiro reúne sete cineastas de diferentes nacionalidades para contar pequenas histórias tendo a capital cubana como cenário. Produção franco-espanhola, o filme participou da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes deste ano.

O segundo, dirigido pelo francês Marc Fitoussi, presente no Rio para o festival, conta a história de uma jornalista que em uma viagem de férias na Itália decide investigar um crime ocorrido no luxuoso hotel em que está hospedada.

Cerca de 60 filmes são exibidos a cada dia nas várias mostras do Festival do Rio, nos mais de 20 locais de exibição espalhados pelo centro e zonas sul, norte e oeste da cidade. O evento termina na próxima quinta-feira (11) e a programação pode ser consultada no site www.festivaldorio.com.br.

 

Edição: Aécio Amado