Urna biométrica apresenta problema e tem de ser trocada em Búzios

07/10/2012 - 16h22

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O último boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indica que subiu para 206 o total de urnas substituidas em todo o estado, de um total de 709 que apresentaram problemas.

Em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, único município do estado onde a votação está ocorrendo por identificação biométrica, uma das urnas apresentou problema. Segundo o TRE, o equipamento foi substituído por outra urna também biométrica.

O município tem 21.953 eleitores, que estão utilizando 72 urnas eletrônicas com leitura biométrica. Desse total, sete estão reservadas para serem usadas apenas em caso de troca.

Das 206 urnas substutuídas em todo o estado, 103 foram na capital. Com 24 substituições, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi o segundo município do estado em número de trocas de urnas. Em terceiro lugar, está Duque de Caxias, também na Baixada, com 18 urnas substituídas.

Em apenas uma seção em todo o estado, na Casa de Rui Barbosa, na capital fluminense, a votação está ocorrendo de forma manual. A urna que faz parte da 22ª Seção da 4ª Zona Eleitoral, travou e não pôde ser substituída. O TRE ainda não sabe se os votos dos primeiros eleitores da seção serão computados. Somente quando tiver início a apuração, os técnicos tentarão recuperar os dados da urna.

Edição: Wellton Máximo