Presos no Rio por boca de urna são levados para o Maracanãzinho

07/10/2012 - 11h55

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As pessoas detidas fazendo boca de urna no Rio de Janeiro estão sendo levadas para o Ginásio do Maracanãzinho, na zona norte do Rio, onde foi instalado um centro de detenção provisória. Os primeiros presos a chegar ao ginásio na manhã de hoje (7) foram detidos na Rocinha. São cerca de 20 pessoas, entre elas um idoso, levadas, de van, ao ginásio. Uma das mulheres do grupo chegou a passar mal.

Entre os presos, está o candidato a vereador, Doutor João Ricardo, do PSDC. Além do grupo preso na Rocinha há pessoas que foram detidas no Méier, em Madureira, em Cascadura e em Irajá, bairros da zona norte do Rio. Outro grupo, formado por seis pessoas, foi detido ao fazer boca de urna no bairro do Andaraí. Mais 10 pessoas também foram presas nos arredores do Maracanã.

Todos os presos aguardam a presença de um juiz eleitoral que vai analisar as prisões e dar encaminhamento ao processo. A boca de urna é crime eleitoral com pena prevista de seis meses a um ano, podendo também ser aplicada multa entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.

A lei proíbe a distribuição de material de campanha e manifestações em grupo nas proximidades das sessões eleitorais no dia da votação. Durante as eleições, só é permitida a manifestação individual e silenciosa dos eleitores.

Edição: Luciana Lima

A matéria foi alterada para acréscimo de informações no segundo parágrafo