Espanhóis saem às ruas para protestar contra plano de austeridade

07/10/2012 - 12h28

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Uma manifestação na região central de Madri, na Espanha, reuniu hoje (7) estudantes e profissionais de várias categorias que protestaram contra as medidas de austeridade do governo. Os organizadores da manifestação disseram reunir representantes de 150 entidades sindicais, cooperativas e organizações não governamentais. Os protestos devem ocorrer em mais de 50 cidades espanholas.

Em Madri, a concentração ocorreu na Estação de Atocha A atriz espanhola Nuria Pérez, representando o Sindicato dos Artistas, chamou o pacote de austeridade de “deriva autoritária” do governo. O lema do protesto é “Juventude sem Emprego, Sociedade sem Futuro”.

A crise econômica internacional atingiu a Espanha, que registra elevada taxa de desemprego, principalmente entre os jovens. Os trabalhadores temem aumento de desempregados, de impostos e tarifas no país.

Os manifestantes protestam contra os cortes no Orçamento Geral da Espanha para 2013, recém-aprovado. Para os trabalhadores, os cortes levarão a mais recessão e desemprego.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa //

Edição: Juliana Andrade