Esquema de segurança para as eleições em Salvador vai contar com 11,6 mil homens da PM

06/10/2012 - 11h51

Ivan Richard
Enviado Especial

Salvador (BA) - O esquema de segurança para as eleições municipais amanhã (7), na capital baiana, vai contar com o contingente de 11,9 mil homens da Polícia Militar nas 20 zonas eleitorais. Ao todo, no estado, 31,5 mil, dos 32,4 mil policiais militares baianos vão estar nas ruas para garantir a ordem durante a votação.

O comandante de Operações da Polícia Militar (PM) da Bahia, coronel Nivaldo Nascimento dos Anjos, disse à Agência Brasil que os policiais farão patrulhamento ostensivo a pé nos locais de votação e também nas zonas eleitorais mais movimentadas. “Desde 1988, as eleições na Bahia são realizadas apenas com o efetivo da Secretaria de Segurança Pública”, disse coronel Nivaldo. Segundo ele, no estado, as eleições sempre transcorreram sem problemas sérios relacionados à segurança, por isso, não houve a necessidade de reforço federal.

Em Salvador, de acordo como comandante de Operações da PM da Bahia, o maior contingente de policiais será deslocado para o Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas. Com 40 seções de votação, esse é o maior colégio eleitoral da capital baiana. “Como é o local de maior votação e haverá um grande número de pessoas transitando, vamos reforçar o efetivo para garantir que não haja problemas”, explicou coronel Nivaldo à Agência Brasil.

Amanhã, os 1.881.544 eleitores soteropolitanos vão às urnas para escolher o futuro prefeito entre seis candidatos e os 43 vereadores dentre 1.309 candidatos. A abertura oficial da votação no estado está marcada para as 7h30. Entretanto, os eleitores só começarão a votar às 8h.

Hoje pela manhã, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai sortear quatro urnas para serem auditadas no procedimento de votação paralela. Às 12h30, será emitido a zerésima do sistema de totalização da votação paralela. A zerésima é o documento que comprova que no sistema estão registrados todos os candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito e que nenhum voto foi computado.

 

 

Edição: Lílian Beraldo