Camex reduz imposto de importação para dois produtos da indústria

05/10/2012 - 16h05

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu, temporariamente, a alíquota do Imposto de Importação sobre filme de polipropileno biaxialmente orientado, conhecido como filme BOPP. A medida está na Resolução 72/2012, publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.

O filme BOPP terá redução de alíquota de 16% para 2% pelo período de 6 meses, com cota de 960 toneladas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o produto é utilizado na fabricação de capacitores eletrostáticos, com o processo de metalização de filme de polipropileno.

A Camex também concedeu o benefício de redução temporária do imposto para unidades motoras de transporte, usadas nos estaleiros, em sistemas de carregamento com carros de transferência para construção de embarcações. A alíquota cobrada, pelos próximos 60 dias, será de 2%, em vez de 14%.

O ministério destacou que a diminuição temporária das alíquotas, com caráter de urgência, visa a “garantir a oferta do produto e evitar possível desabastecimento da indústria.”

Edição: Carolina Pimentel