Frente fria acompanhada de ventos fortes causa prejuízo no Rio Grande do Sul

01/10/2012 - 19h12

Da Agência Brasil

Brasília –  Uma nova frente fria trouxe fortes chuvas para a Região Sul do país, na madrugada de domingo (30) e na manhã desta segunda-feira (1º). Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o Rio Grande do Sul é o estado mais afetado pela mudança no tempo, sofrendo ventos de quase 100 quilômetros. No domingo, a queda de granizo destelhou cerca de 600 casas no estado.

O governo do Rio Grande do Sul anunciou na tarde de hoje a liberação de R$ 4 milhões para aquisição de telhas, cestas básicas e lonas. De acordo com o subchefe da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano, 52 mil telhas já foram distribuídas aos municípios do noroeste do estado, região mais afetada pelo granizo. Outras 214 mil unidades deverão ser adquiridas com o novo recurso. A previsão é que o mau tempo continue até quarta-feira.

Outras 30 mil casas ficaram sem energia elétrica durante a manhã. Segundo as distribuidoras do estado, os problemas foram ocasionados pelas descargas elétricas e queda de árvore na rede. Às 17h30, o número de residências sem energia diminuiu para cerca de 12 mil. As distribuidoras trabalham para que, até o fim do dia, todas as casas tenham o serviço energético restabelecido. O Cptec alerta para a possibilidade de nova chuva de granizo durante a  terça-feira.

O mau tempo se estende para Santa Catarina e Paraná. De acordo com os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para os próximos dias indica condições favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas, rajadas de ventos ocasionais e geadas em pontos isolados.

Edição: Davi Oliveira