Liga Árabe e União Europeia vão atuar na prevenção de crise nos países muçulmanos

30/09/2012 - 17h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Liga Árabe (que reúne 22 países) vai fazer uma parceria com a União Europeia (que engloba 27 países) na tentativa de estabelecer uma estratégia de prevenção de crises no mundo árabe. A iniciativa foi anunciada hoje (30) pelo secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Al Arabi, e pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

A ideia é criar um departamento específico para tratar do tema, e que deve ser instalado em 14 de novembro. O órgão será supervisionado pelo diplomata árabe Hisham Yusuf. Segundo ele, a meta é apoiar a Liga Árabe na prevenção de crises por meio de ações políticas, sociais, econômicas e ambientais.

Também integrará o departamento como diretora do órgão, Dina Duay. “A principal missão do departamento será fornecer informações o mais rápido possível às autoridades competentes e alertar sobre uma eventual crise no mundo árabe”, disse ela.

Desde o ano passado, os países muçulmanos estão sob efeito da Primavera Árabe, que registra uma série de protestos contra os governos e reivindicações da população por mais liberdade. Paralelamente, nos últimos dias, houve vários ataques a representações diplomáticas de norte-americanos e aliados devido a um filme anti-Islã.

Nos próximos dois dias, os conflitos nas nações de maioria muçulmana serão tratados na 3ª Cúpula da América do Sul e Países Árabes (Aspa), que ocorre em Lima, no Peru. A presidenta Dilma Rousseff confirmou presença.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Davi Oliveira