Autoridades do México prendem um dos líderes do cartel Los Zetas

27/09/2012 - 8h06

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades do México anunciaram a prisão de Ivan Velázquez Caballero, conhecido por três apelidos - O Talebã, Z-50 e L-50, um dos líderes do cartel Los Zetas. Ele foi detido em San Luis Potosi, no centro do país. A prisão de Talebã foi coordenada pela Secretaria da Marinha.

Velazquez disputava internamente, no cartel,o controle do grupo. No começo deste mês, as autoridades mexicanas capturaram Jorge Costilla, que era suspeito de liderar um dos principais rivais do Lo Zetas, o Cartel do Golfo.

Em comunicado, o secretário da Marinha do México informou que hoje (27) fornecerá mais informações sobre a captura de Velazquez. O cartel Los Zetas é um dos dez principais do país e atua não só no tráfico de drogas, mas também no de armas e de pessoas.

A guerra contra os cartéis foi deflagrada pelo governo do atual presidente Felipe Calderón, mas o presidente eleito Peña Nieto anunciou que está entre suas prioridades combater a ação dos grupos organizados e estabelecer o fim da onda de violência no México.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex e da BBC Brasil 

Edição: Graça Adjuto