Massa de ar polar derruba temperaturas em São Paulo

26/09/2012 - 16h50

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A entrada de uma forte massa de ar polar derrubou, em doze horas, as temperaturas em São Paulo em até 10 graus Celsius (ºC). Às 7h25, com o registro de sensação térmica de 6ºC, a Defesa Civil municipal decretou estado de alerta por baixas temperaturas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da prefeitura, a temperatura mínima no município deverá oscilar hoje (26) entre 9ºC e 10ºC.

A quarta-feira começou com garoa e temperatura em torno dos 11ºC na capital. No decorrer do dia, de acordo com o CGE, o vento que vem do mar vai favorecer a formação de muitas nuvens baixas e chuviscos ocasionais.

No início da tarde, São Paulo continuava a registrar temperaturas baixas e ventos de moderados a fortes. As estações meteorológicas do CGE registraram temperaturas em torno dos 9°C e umidade relativa próximo dos 85%. No Aeroporto de Congonhas, na zona sul, foi registrada, ao meio-dia, rajada de vento de 50km/h, com temperatura de 9°C, o que resultou em uma sensação térmica de 4ºC negativos.

Os aeroportos Campo de Marte, na zona norte, e Aeroporto Internacional de Guarulhos registravam, no início da tarde, temperaturas de 9°C e 10°C, respectivamente, e sensação térmica de 7°C.

“O frio ainda perdura pelo menos até a sexta-feira, com máximas em torno de 20ºC, mas o sol retorna a partir de amanhã [quinta-feira, 27], mesmo que entre nuvens. No final de semana, haverá ainda frio nas noites e madrugadas, porém, com a presença do sol, a temperatura deve se elevar durante as tardes”, disse o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.

Nesta quinta-feira, a manhã deve começar com temperaturas baixas, em torno dos 9ºC. Não há previsão de chuvas fortes. Na sexta-feira, os maiores períodos de sol favorecem a elevação das temperaturas e a diminuição da sensação de frio. Os termômetros terão mínima de 9ºC.

Edição: Davi Oliveira

Veja as imagens