Frente fria chega ao Rio com ventos fortes e chuva

26/09/2012 - 22h25

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma frente fria, vinda do Sul do país, chegou hoje (26) à capital fluminense trazendo ventos fortes e chuva, que causaram transtornos nos aeroportos e no trânsito. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram a temperatura mínima de 14,4 graus Celsius (ºC), no Alto da Boa Vista.

Os aeroportos Internacional Galeão-Tom Jobim, na Ilha do Governador e o Santos Dumont, no centro, operam por instrumentos. Até as 17h de hoje (26), dos 117 voos previstos para o Santos Dumont, 48 atrasaram e 30 foram cancelados. No Galeão, dos 102 voos domésticos programados, 23 atrasaram e seis foram cancelados. Dos 21 voos internacionais previstos, cinco atrasaram e dois foram cancelados.

Por causa da chuva e dos ventos, que em alguns pontos da cidade registraram 75 quilômetros por hora, foi decretado estado de atenção no município. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura carioca, o estado de atenção é o segundo nível de uma escala de quatro, e significa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

O Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha informou que ondas na direção Sudeste, com até 3,5 metros, devem atingir a orla do Rio das 9h de amanhã (27) até as 9h de sábado (29).

A Defesa Civil registrou 66 ocorrências nas últimas 24 horas, mas nenhum caso grave. A ventania provocou o fechamento de uma das pistas da Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na zona sul, em função da grande quantidade de areia da praia levada pelos ventos para o asfalto. Equipes de emergência da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) da prefeitura trabalham agora à noite na limpeza da via.

 

Edição: Aécio Amado