OMC alerta para tendência de redução do crescimento econômico mundial

21/09/2012 - 10h57

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização Mundial do Comércio (OMC), em estudo publicado hoje (21), prevê redução da meta de crescimento econômico global para 2012 e 2013. Segundo o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, há a tendência de uma expansão média de 2,5%. Anteriormente, a previsão era 3,7%. Para 2013, a estimativa é crescimento econômico de 4,5%, sendo que a meta era 5,6%.

A organização prevê um crescimento de 1,5% das exportações, ao longo deste ano, ante a estimativa de 2%. O cálculo é que a expansão será maior entre os países em desenvolvimento, registrando 5,6%, em média, e menor nos desenvolvidos, que devem registrar aumento médio de 3,5%.

No estudo, há informações sobre o Brasil. Em um dos gráficos, o país aparece com números positivos nas exportações e importações de janeiro de 2011 até março de 2012. Em abril deste ano, os dados começam a cair e a tendência de baixa é cada vez maior. O gráfico traz dados até agosto de 2012.

Pelo texto, as importações devem sofrer um processo de estagnação, em 2012, nas economias desenvolvidas ter um aumento robusto de 5,4% nos países em desenvolvimento (contra a previsão anterior de 6,2%).

A OMC adverte que vários aspectos do cenário econômico mundial ainda são preocupantes, como os dados dos Estados Unidos que refletem a alta do desemprego e a tendência de um crescimento mais lento da indústria na China. O órgão alerta ainda que há temores rondando a Europa em decorrência da crise econômica internacional.

Segundo Lamy, o mundo está cada vez mais “interdependente” e os problemas causados pela crise econômica internacional acabam atingindo todos os países. Para ele, as medidas adotadas pela União Europeia, pelos Estados Unidos e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) contribuirão para melhorar as estimativas para o próximo ano.

"Mas ainda há muito a ser feito. Precisamos de um compromisso renovado para revitalizar o sistema multilateral de comércio de tal forma que restaure a segurança econômica em um momento em que [esse fortalecimento] é extremamente necessário. A última coisa de que a economia mundial precisa agora é a ameaça do protecionismo crescente", disse Lamy.

Pelo estudo, a desaceleração do comércio no primeiro semestre de 2012 foi impulsionado por uma redução no ritmo de importações dos países desenvolvidos e também pela queda nas exportações. A OMC informa que os dados do estudo são provisórios porque envolvem uma série de fatores, como a evolução econômica.

De acordo com a organização, foi observado um “crescimento um pouco mais rápido” no quarto trimestre deste ano “no mundo como um todo”. Mas a tendência é um crescimento mais lento no começo de 2013. O relatório completo, em inglês, pode ser obtido no site da OMC

Edição: Juliana Andrade