Protestos violentos contra filme anti-islâmico prosseguem nos países muçulmanos

17/09/2012 - 13h31

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Novos protestos contra um filme anti-islâmico de produção norte-americana foram registrados hoje (17) em vários países muçulmanos, deixando ao menos uma pessoa morta. Desde a semana passada, a onda de violência chegou à Europa e à China. As representações diplomáticas dos Estados Unidos e de países aliados são alvos das manifestações.

Na capital do Afeganistão, Cabul, houve trocas de tiros entre policiais e manifestantes. Carros da polícia foram queimados. No Paquistão, na região de Khyber Pakhtunkhwa, um manifestante foi morto durante troca de tiros com a polícia. Em  Peshawar, uma das maiores cidades do país, estudantes saíram às ruas em protesto.

Nas Filipinas, cerca de 3 mil pessoas queimaram bandeiras israelenses e norte-americanas na cidade de Marawi. No Iêmen, um protesto de estudantes  pediu a expulsão do embaixador dos Estados Unidos no país. Houve  protestos também na Indonésia, em territórios palestinos e na região indiana da Caxemira. Ainda são esperados protestos no Líbano, após uma convocação do Hezbollah.

O filme Innocence of Muslims (Inocência dos Muçulmanos, em tradução livre), uma produção amadora feita nos Estados Unidos, gerou uma onda de violência em países muçulmanos, por retratar Maomé e o islamismo de forma ofensiva.

Na semana passada, um ataque ao Consulado dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia,  que matou o embaixador norte-americano Chris Stevens e três funcionários. A representação foi invadida e incendiada.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Davi Oliveira