DF começa a vacinar cães e gatos contra raiva

15/09/2012 - 11h10

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Distrito Federal (DF) inicia hoje (15) a campanha de vacinação contra a raiva. De acordo com a Secretaria de Saúde, devem ser imunizados cães e gatos com mais de 3 meses de vida e que não foram vacinados na campanha promovida em maio.

Apenas os animais que tomaram as duas doses da vacina no primeiro semestre deste ano estão dispensados da campanha de setembro. Cães e gatos que não voltaram para tomar o reforço, aplicado 30 dias após a primeira dose, devem ser vacinados novamente.

Ao todo, 154 postos de vacinação vão funcionar nas seguintes localidades: Águas Claras, Brasília, Brazlândia, Candangolândia, Cruzeiro, Estrutural, Guará 1 e 2, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho 1 e 2, Sudoeste, Varjão e Vicente Pires. A lista por bairros está disponível no endereço www.saude.df.gov.br.

Nas demais cidades do DF (Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo 1 e 2I, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga), a vacinação em cães e gatos será feita no próximo sábado (22).

A orientação é que os cães sejam levados aos postos de vacinação mais próximos de casa, por pessoas adultas e na coleira. Já os gatos devem ser transportados até o posto, preferencialmente, em caixas apropriadas para viagens. Cadelas ou gatas prenhes também devem ser imunizadas contra a raiva.

Animais que ainda não completaram 3 meses de vida poderão ser vacinados posteriormente, de segunda a sexta-feira, na Diretoria de Vigilância (Setor de Áreas Isoladas Norte - Estrada Contorno do Bosque, Lote 4) ou nas inspetorias de Saúde das seguintes cidades: Ceilândia, Guará, Sobradinho, Brazlândia, Planaltina, Núcleo Bandeirante e Taguatinga.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o único caso de raiva humana no DF foi registrado em 1978. Entretanto, casos da doença em morcegos, bois e cavalos em áreas rurais e urbanas mantêm o risco de ocorrência em pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano foram registrados, até abril, 17 casos de raiva canina e um de raiva felina. Em 2011, foram 73 casos de raiva em caninos e oito em felinos.

Confira abaixo sinais de alerta em animais e que podem indicar infecção pela raiva:

- Cães e gatos: mudam de comportamento, ficam agressivos, não se alimentam e não bebem água, ficam babando.
- Bois: ficam com a boca entreaberta, parecendo engasgados, têm paralisia.
- Cavalos: mudam de comportamento, podendo ficar agressivos, têm paralisia, inicialmente das patas traseiras.
- Morcegos: mudam de comportamento, aparecendo em local e hora não habituais.
 

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada para acréscimo de informação às 18h02