Distrito Federal mantém estado de atenção por falta de chuvas

14/09/2012 - 20h00

Da Agência Brasil

Brasília - Apesar dos chuviscos em áreas isoladas na noite da última quarta-feira (12), o Distrito Federal mantém estado de alerta devido à seca e baixa umidade do ar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de chuvas está previsto para a segunda quinzena deste mês, com a chegada da primavera.

Durante toda a semana, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 20%, o que facilitou a formação de névoa seca que ainda encobre boa parte do DF. De acordo com a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, esta névoa é resultado de grandes massas de poeira e fuligem, comuns nesta época do ano.

"No período de estiagem, é normal que os ventos carreguem poeira e fuligem por conta das queimadas, de um lado para outro, formando esta névoa seca que está encobrindo as cidades, e assim permanecerá até o início do período de chuvas, previsto para o final de setembro", disse.

O padrão ideal da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a umidade relativa do ar seja de 60%. Em último boletim divulgado ontem (13) pela Defesa Civil, a orientação é que a população redobre os cuidados para minimizar os efeitos da seca, como aumentar a ingestão diária de líquidos para evitar desidratação; usar roupas leves; suspender as atividades físicas pesadas entre as 10h e as 17h; e evitar aglomerações.

A previsão para este sábado (15) é que a temperatura varie de 19 graus Celsius (ºC) a 32ºC, com umidade relativa do ar de 60% a 20%. O sol deve abrir entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas. Até agora, o DF enfrenta 89 dias sem chuvas.

Edição: Davi Oliveira