Com voto de Gilmar Mendes, mensalão tem maioria pela condenação de oito réus por lavagem de dinheiro

13/09/2012 - 21h12

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (13) pela condenação de oito réus que respondem pelo crime de lavagem de dinheiro na Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão. Ele absolveu apenas as rés Ayanna Tenório, ex-diretora do Banco Rural, já absolvida pela maioria da Corte, e Geiza Dias, ex-gerente financeira da SMP&B, empresa de Marcos Valério.

Com o voto de Gilmar Mendes, subiu para oito o número de condenados por lavagem de dinheiro pela maioria da Corte. São eles o publicitário Marcos Valério, seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, a diretora da agência SMP&B, Simone Vasconcelos, o advogado Rogério Tolentino, ligado a Valério, e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.

Mendes destacou o trabalho do Instituto Nacional de Criminalística e disse que as provas evidenciam o esquema de lavagem de dinheiro denunciado e as relações entre Marcos Valério e seus sócios e a diretoria do Banco Rural. Segundo a denúncia, a instituição financeira colocou sua estrutura à disposição do chamado núcleo publicitário.

E relação a Geiza Dias, o ministro disse haver dúvidas sobre ela ter ciência do que estava fazendo. “Alimento sérias dúvidas se ela tinha total conhecimento dos fatos”, disse o ministro.

Veja como está o placar de votações relativo ao quarto capítulo – lavagem de dinheiro no núcleo financeiro e no núcleo publicitário:

a) Kátia Rabello: 8 votos pela condenação
b) José Roberto Salgado: 8 votos pela condenação
c) Ayanna Tenório: 8 votos pela absolvição
d) Vinícius Samarane: 6 votos a 2 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello)
e) Marcos Valério: 8 votos pela condenação
f) Ramon Hollerbach: 8 votos pela condenação
g) Cristiano Paz: 8 votos pela condenação
h) Rogério Tolentino: 6 votos a 2 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski e Antonio Dias Toffoli)
i) Simone Vasconcelos: 8 votos pela condenação
j) Geiza Dias: 5 votos a 3 pela absolvição (Divergência: Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello)

Edição: Lana Cristina