Parlamento líbio escolhe hoje primeiro-ministro do governo provisório

12/09/2012 - 10h20

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Parlamento da Líbia escolhe hoje (12) o primeiro-ministro do governo provisório do país. Há oito candidatos na disputa. Nos últimos dois dias, os candidatos apresentaram seus programas eleitorais ao governo. Um deles foi primeiro-ministro durante o governo do então presidente Muammar Khadhafi, morto em outubro do ano passado, depois de uma série de confrontos armados.

O novo primeiro-ministro vai ter a responsabilidade de estabilizar um país rico em petróleo, localizado no Norte de África, que permanece dividido depois da morte de Khadafi. A Líbia enfrenta uma série de problemas, incluindo a construção de forças policiais e militares, além do desarmamento das milícias.

O principal nome para ocupar a vaga é o do economista Mahmoud Jibril, ex-primeiro-ministro de Khadafi, que depois se uniu à oposição, comandando o Conselho Nacional de Transição. Atualmente ele é líder da coligação Aliança das Forças Nacionais – que obteve a maior parte dos assentos do Parlamento nas primeiras eleições livres.

Também está na disputa Mostafa Abu Shakur, que é vice-primeiro-ministro e é apontado como representante da Irmandade Muçulmana. Em decorrência da sua oposição a Khadafi, ele viveu exilado nos Estados Unidos até o ano passado.

A relação de candidatos inclui também Awad El Barasi (atual ministro da Energia), que tem apoio do Partido da Construção e Justiça – o principal braço político da Irmandade Muçulmana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante