Ouvidoria da polícia considera preocupante ação da Rota que resultou em nove mortes em São Paulo

12/09/2012 - 20h56

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Luiz Gonzaga Dantas, considerou preocupante a morte de nove pessoas na ação da Polícia Militar (PM) ocorrida ontem (11) em Várzea Paulista, na Grande São Paulo. “Realmente, esse fato é preocupante, visto que várias pessoas foram mortas onde havia agentes do Estado”, disse à Agência Brasil.

Foram empregados 40 homens das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na operação que, segundo a polícia, tinha como objetivo impedir o julgamento, pelo crime organizado, de um homem apontado pelo grupo como estuprador. De acordo com a polícia, oito suspeitos foram mortos ao reagirem à ação policial. Apesar disso, o homem que estava sendo julgado foi executado pelo bando. O comando da PM negou que as mortes dos suspeitos foi uma reação às execuções de policias que vem ocorrendo nos últimos meses no estado.

Gonzaga Dantas disse que a ouvidoria fará uma apuração dos fatos, além de acompanhar as investigações no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). “Vamos ouvir pessoas que tenham testemunhado esses fatos lamentáveis”, destacou o ouvidor. O órgão pediu ainda providências à corregedoria da PM.

O Ministério Público também acompanhará o inquérito policial sobre a ação da Rota em Várzea Paulista. As promotoras Patrícia Tiemi Momma e Francine Regina Cavallini foram designadas para acompanhar as investigações.

 

Edição: Aécio Amado