Corregedoria da PF investiga delegado cuja declaração sobre ré na Ação Penal 470 causou mal-estar entre ministros do STF

12/09/2012 - 22h27

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O delegado da Polícia Federal (PF) Luís Flávio Zampronha, que investigou o caso mensalão entre 2005 e 2011, está sendo investigado pela Corregedoria-Geral da PF há cerca de um mês. A informação foi reforçada hoje (12) pela própria instituição, após a conduta de Zampronha ter causado mal-estar entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o seu voto, o revisor da Ação Penal 470 (conhecida como processo do mensalão), Ricardo Lewandowski, citou entrevistas concedidas recentemente pelo delegado para introduzir o voto que absolveria a ré Geiza Dias. Nas declarações aos jornais, Zampronha declarou que a ex-gerente financeira da SMP&B não deveria ter sido denunciada.

A citação da entrevista do delegado causou reação entre os ministros, especialmente do relator Joaquim Barbosa, que classificou as declarações de “absurdas”. “Em qualquer país decentemente organizado, um delegado desse estaria, no mínimo, suspenso”.

Na nota, a PF diz que a corregedoria abriu investigação para apurar a concessão das entrevistas assim que elas foram publicadas, no dia 17 de agosto.

 

Edição: Aécio Amado