Comemorações do feriado de Sete de Setembro movimentam a Esplanada dos Ministérios

07/09/2012 - 9h54

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As comemorações do Sete de Setembro, data em que é celebrada a Independência do Brasil, prometem movimentar milhares de brasilienses e turistas no dia de hoje (7). A Secretaria de Segurança do Distrito Federal (DF) estima que cerca de 50 mil pessoas assistirão ao tradicional desfile cívico-militar, marcado para começar às 9h, na Esplanada dos Ministérios.

A abertura oficial da programação da Semana da Pátria ocorreu no sábado (1º) com a 75ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e segue até o dia 9 de setembro.

A estrutura montada para o desfile de hoje deverá abrigar 20 mil pessoas, de acordo com a organização do evento, à cargo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Ministério da Defesa e do governo do Distrito Federal (GDF).

Este ano, a judoca Sarah Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012, conduzirá o fogo simbólico no início da cerimônia. A Esquadrilha da Fumaça, que tradicionalmente encerra o desfile, promete surpreender o público com suas acrobacias aéreas. Cerca de 900 estudantes de escolas públicas e particulares do DF se juntarão aos 3 mil militares da ativa e da reserva durante o desfile.

Para facilitar o acesso da população ao evento, o governo do DF montou um esquema especial de transporte. Haverá reforço na frota de ônibus nas linhas que têm como destino a Rodoviária do Plano Piloto, especialmente entre as 6h e as 13h. O metrô funcionará com tabela de feriado, ou seja, das 7h às 19h, com tarifa de R$ 2.

Outra mudança diz respeito ao acesso às vias próximas ao local do desfile. O Comando Militar do Planalto divulgou o esquema de trânsito. A partir das 5h até o término do desfile, toda a Esplanada dos Ministérios ficará fechada. O esquema prevê, também, o fechamento da L4 e da N1, nas imediações do balão para a Ponte JK e do Palácio da Alvorada, para veículos que não estejam credenciados. A orientação é que os motoristas estacionem nas imediações dos ministérios e na região próxima à rodoviária.

Todas as linhas de ônibus que circulam no setor da Esplanada dos Ministérios respeitarão as mudanças nos trajetos estipuladas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para a área dos desfiles.

 

Edição: Lílian Beraldo