Banco Central Europeu revela novo plano para conter crise econômica

06/09/2012 - 13h17

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, revelou hoje (6) os detalhes do novo plano de compra de títulos do governo para diminuir a crise de dívidas na zona do euro. Segundo ele, o mecanismo deverá "solucionar diversas distorções" nos mercados secundários, que, na sua opinião, baseiam-se em "medos infundados".

Para Draghi, a discussão sobre o fim do euro, a moeda única, não vai evoluir. Segundo ele, o euro é "irreversível". A moeda é adotada por 17 dos 27 países da União Europeia (UE). A crise econômica internacional atingiu principalmente a chamada zona do euro, que adota a moeda única.

O Banco Central pretende diminuir os custos de empréstimo para os membros do grupo que estão afogados em dívidas,comprando seus títulos. Especialistas do banco estimam que a economia da zona do euro deverá encolher 0,4% em 2012 e crescer 0,5% em 2013, com a inflação subindo para 2,6%.

O objetivo da operação financeira é reduzir os custos de empréstimos internacionais tomados por governos como Itália e Espanha, por exemplo, que estão em crise. Alguns governos têm se manifestado contra a decisão da instituição europeia.

O comando do Banco Central da Alemanha informou que a medida vai prejudicar os esforços de reformas amplas e impopulares, implementadas por alguns governos, que as chamaram de planos de austeridade. Essas medidas são consideradas necessárias para resolver a crise da dívida na Europa.

*Com informações da BBC Brasil //Edição: Carolina Pimentel