Empresários da área de softwares defendem mais investimentos para o setor

04/09/2012 - 0h31

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Empresários da área de tecnologia da informação (TI), ligados à produção de softwares, cobraram hoje (3) do governo mais apoio para o setor. Durante a abertura da 10ª Rio Info (feira de informática), na capital fluminense, eles consideraram insuficientes as medidas adotadas até agora.

Segundo Benito Paret, que preside o evento, a indústria de softwares defende a implantação de uma política nacional que priorize a produção de programas de computadores. Ele também reivindicou o mesmo tratamento dado ao setor de hardwares que, segundo o empresário, tem sido beneficiado com mais investimentos.

Para os empresários, o Programa TI Maior, que prevê recursos para a área de tecnologia da informação, tem sido tímido ao direcionar investimentos para o setor de softwares. O gerente de TI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Julio Cesar Raimundo, apontou o setor de TI como um dos prioritários para o banco. “A necessidade de recursos e investimentos é permanente, então é natural que haja uma demanda de recursos por parte dos empresários. A gente vem aprofundando isso a cada momento”, disse.

O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias, defendeu as políticas governamentais de investimento em TI, que, segundo ele, atendem às micro e pequenas empresas, com pouco mais de 60% do total de investimentos, em números gerais. Ele pediu ainda que o setor direcionasse suas sugestões à pasta, aprofundando o debate. “O programa [TI Maior] é isso, é criar o debate nesta área, no sentido de que a gente possa trazer sempre elementos construtivos para o aperfeiçoamento da política pública”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado