Izabella Teixeira nega falta de diálogo no governo sobre Código Florestal

31/08/2012 - 18h19

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, negou hoje (31) que tenha havido falta de diálogo entre ela, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e a presidenta Dilma Rousseff, sobre o acordo do governo com a oposição para aprovar o texto da Medida Provisória do Código Florestal.

De acordo com Izabella Teixeira, a notícia foi veiculada de forma precipitada pela imprensa. “As manchetes dos jornais anunciavam um acordo com o governo. Não foi o governo que cedeu, foi uma negociação feita por parlamentares da base do governo. Então ela [a presidenta] pediu esclarecimentos e estes esclarecimentos foram dados, tanto é que no bilhete está claro que não houve acordo por parte do Executivo com o Congresso de alterar a medida provisória”.

A ministra esteve hoje no Rio de Janeiro para assinar um acordo de cooperação técnica com o governo do estado do Rio de Janeiro que cria o Cadastro Ambiental Rural para produtores fluminenses.

O cadastro vai possibilitar que os agricultores registrem e regularizem as reservas legais e as áreas de preservação permanentes (APPs) nas propriedades deles.

Para atender aos agricultores a secretaria estadual do Ambiente vai oferecer nove postos para cadastrar os produtores rurais. Segundo a secretaria, apenas 1% das propriedades fluminenses tem áreas de preservação cadastradas pelo governo federal.

 

Edição: Rivadavia Severo