Armazém Companhia de Teatro encerra ciclo de comemoraçãos dos 25 anos com espetáculo inédito

30/08/2012 - 18h02

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Fundada em 1987, a Armazém Companhia de Teatro está encerrando o ciclo de comemorações de seus 25 anos com a estreia hoje (30), na Fundição Progresso, no Rio, de um espetáculo inédito, A Marca da Água. O texto, de autoria de Maurício Arruda Mendonça e do próprio diretor da companhia, Paulo de Moraes, foi premiado no festival Cena Brasil Internacional, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Uma piscina com 3 mil litros de água, montada no centro do palco, é o cenário onde a personagem Laura, interpretada pela atriz Patricia Selonk, revive seu cotidiano de poucas emoções e muitas frustrações. É onde também ela recita poesias. Como em outras montagens da Armazém Companhia de Teatro, A Marca da Água é o resultado do trabalho de pesquisa temática e formal que caracteriza o grupo.

“Em nossos estudos para a elaboração da peça, esbarramos com a constatação que, para os gregos, o destino era o que controlava a existência do indivíduo. Hoje, é tudo centralizado nos neurônios”, conta o diretor Paulo de Moraes. No texto, inspirado no conto O Nadador, do escritor norte-americano John Cheever, a protagonista tem uma percepção alterada do tempo e suas memórias vêm à tona a partir da lembrança de um acidente de carro, que a levou a ser submetida a uma cirurgia no cérebro.

A peça é o vigésimo espetáculo da companhia, que acumula um total de 56 prêmios em festivais nacionais de teatro e, desde 2001, é um dos grupos brasileiros da área de artes cênicas que conta com o patrocínio da Petrobras. Em 2013, A Marca da Água participará dos renomados festivais de teatro de Avignon, na França, e Edimburgo, no Reino Unido.

Na agenda das comemorações pelos seus 25 anos, a Armazém Companhia de Teatro encenou este ano, no Rio, uma remontagem de Alice Através do Espelho e o clássico de Nelson Rodrigues Toda Nudez será Castigada. Essa última foi apresentada em Petrópolis e Três Rios, no interior fluminense, e também em palcos cariocas.

A temporada de A Marca da Água vai até 18 de novembro.

Edição: Lana Cristina