Dia do Voluntariado homenageia brasileiros que oferecem trabalho solidário

28/08/2012 - 20h27

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Todos os dias, milhares de brasileiros dedicam um momento de suas vidas para ajudar a alfabetizar adultos, cuidar de idosos, visitar presidiários, contar histórias para crianças em abrigos. Esse trabalho, que remete ao século 16, com a instalação das primeiras santas casas no Brasil, é lembrando hoje (28), quando se comemora o Dia Nacional do Voluntariado.

Depois de ampliar sua atuação, inicialmente vinculada à esfera religiosa, para alcançar a sociedade laica, o voluntariado mobilizou o país nos anos 1990 por meio das campanhas da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, lideradas por Herbert José de Souza, o Betinho. Hoje, o trabalho voluntário busca ampliar sua organização e eficiência.

Um exemplo da profissionalização está nas ações da Cruz Vermelha no país. Há 18 anos sem uma campanha explícita de busca por novos voluntários, a entidade conta com cerca de 2 milhões de colaboradores hoje, além dos funcionários. Na formação do voluntariado, há cursos de primeiros socorros e apresentação da dinâmica da própria entidade, que presta socorro humanitário e social.

A entidade investe na informatização do seu sistema de acionamento de voluntários, atualmente em desenvolvimento, cujo início de funcionamento está previsto para dezembro. A atuação desses voluntários é fundamental para o êxito da Cruz Vermelha nacional, segundo seu presidente, Valmir Serra.

A profissionalização também se dá por meio da gestão. Com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Petrobras, a organização não governamental (ONG) Parceiros Voluntários lançou este ano o livro ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso. A obra relata o desenvolvimento e metodologia de três tecnologias sociais desenvolvidas pela empresa, que consistem em formas de buscar recursos e parceiros estratégicos.

O Centro Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) aproveitou a data para realizar ações com as empresas que compõe a entidade, em ação conjunta focada na temática Planeta em Boas Mãos. Segundo pesquisa da entidade, somente entre as 30 empresas públicas e privadas que a compõe, as ações sociais cobrem cerca de 800 municípios, em todas as regiões do país.

O trabalho voluntariado é regulado no Brasil pela Lei 9.608/1998. De acordo com a norma, considera-se serviço voluntário “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

A atuação do voluntário, segundo a mesma lei, “não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim”.

Edição: Davi Oliveira