ANP se reunirá com a Petrobras para discutir falta de diesel em postos do Paraná

24/08/2012 - 19h34

Fernando César Oliveira

Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) terá nos próximos dias uma reunião com a Petrobras para discutir a falta de diesel em algumas regiões do Paraná. A informação foi confirmada à Agência Brasil pela assessoria de imprensa da ANP, que não soube precisar a data do encontro.

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Paraná (Sindicombustíveis-PR), há cerca de uma semana as distribuidoras de combustíveis do estado estão remanejando seus estoques para evitar o desabastecimento do produto. Alguns postos teriam ficado por até seis horas sem diesel em suas bombas.

"As distribuidoras estão com restrições para fornecer o produto em várias regiões do estado", disse Giancarlo Pasa, diretor do Sindicombustíveis-PR, em entrevista à Agência Brasil. "Não chega a caracterizar um quadro de desabastecimento, mas é um racionamento velado. Meus postos já ficaram por três vezes sem diesel e, se não receber novas cargas nas próximas horas, amanhã [25] pela manhã as minhas bombas estarão secas."

O dirigente sindical disse ainda que as informações sobre as razões da escassez do diesel têm sido desencontradas. Um dos motivos seria o aumento do consumo, que chegaria a 8% em relação a agosto de 2011. O congestionamento de navios no Porto de Paranaguá, agravado pelas greves dos servidores públicos federais, também poderia estar causando o desabastecimento. Parte do diesel consumido no país é importado.

"As entregas de diesel no Paraná estão de acordo com os volumes contratados pelas distribuidoras para o mês de agosto", informou a Petrobras, por meio de nota divulgada por sua assessoria de imprensa.

De acordo com a empresa, a demanda do produto está aquecida na região em decorrência do bom desempenho da safra. "Nesse cenário, as distribuidoras exercem papel relevante, administrando os estoques e a logística de distribuição na região", diz a Petrobras. Nos próximos dias, ainda segundo a empresa, um volume adicional de cerca de 40 milhões de litros de diesel deve chegar no Porto de Paranaguá.

 

Edição: Aécio Amado