Encontro no Rio reúne empresas e jovens em busca do primeiro emprego

22/08/2012 - 18h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O 1º Encontro Jovem Aprendiz, na capital fluminense, está disponibilizando cerca de 500 vagas de trabalho para jovens entre 14 e 22 anos de idade, que terão a primeira oportunidade de emprego. O evento, que vai até amanhã (23), reúne 12 grandes empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo. O encontro tem o apoio do Ministério do Trabalho e da Secretaria de Trabalho do estado.

A gerente de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio de Janeiro(Senac-RJ), Ana Paula Nunes, disse à Agência Brasil que o Programa Jovem Aprendiz “dá oportunidade para o jovem descobrir competências e oportunidades que, possivelmente, não estavam no seu radar de sonhos e expectativas”. Ela acredita que começar uma carreira por meio do programa pode fazer com que o jovem se torne um profissional melhor, “lá na frente”.

Ana Paula adiantou que o Senac-RJ está formando um banco de dados com uma lista de candidatos a empregos, que poderá ser consultado pelas empresas que não estão participando do encontro. “Hoje, é uma pré-seleção. Os candidatos se inscrevem em cada uma das empresas e vão passar pelo processo de seleção dessas companhias”, disse. A perspectiva é atender nesses dois dias do evento a cerca de mil candidatos por dia.

De acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/ 2000), as empresas contratam os aprendizes e os encaminham para o Senac qualificar. O curso de capacitação dura, em média, um ano e prepara os alunos de acordo com as áreas de atuação das empresas, que podem ser varejo, gastronomia, turismo e administração.

A Lei de Aprendizagem estabelece que as médias e grandes empresas tenham entre 5% e 15% do seu quadro de funcionários formados por jovens aprendizes. A participação do jovem no programa Jovem Aprendiz não o isenta, porém, de cursar o ensino regular.

Desde sua criação, em 1946, o Senac-RJ iniciou o seu programa próprio de aprendizagem, com o objetivo de preparar mão de obra para o setor do comércio de bens, serviços e turismo. O número de empresas parceiras vem aumentando ao longo do tempo. No ano passado, eram 400. Este ano, já somam 600, “e a tendência é ampliação”, disse a gerente de Responsabilidade Social do Senac-RJ.

A meta da entidade, este ano, é capacitar 15 mil aprendizes. Cerca de 10 mil já estão em salas de aula. Ana Paula revelou que após a realização do programa, em torno de 60% dos jovens são efetivados nas empresas.

O apoio do Ministério do Trabalho e da Secretaria Estadual do Trabalho do Rio de Janeiro se dá por meio da emissão de carteiras de trabalho para os jovens candidatos a aprendizes.

 

Edição: Aécio Amado