Secretário de Segurança do Rio demite policial Robocop que comandava quadrilha

21/08/2012 - 19h01

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, demitiu hoje (21) do serviço público o investigador da polícia civil Wallace de Almeida Pires, conhecido como Robocop, acusado de integrar uma organização criminosa que atuava na localidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, zona oeste da capital fluminense.

Robocop se entregou à polícia no dia 28 de dezembro de 2009, porque contra ele havia um mandado de prisão. A demissão só ocorreu hoje porque o processo administrativa para a demissão foi demorado.

A quadrilha da qual ele fazia parte exigia pagamento dos moradores e comerciantes locais, mediante ameaça e uso de violência. Além disso, o bando praticava a exploração de sinal clandestino de TV a cabo, de internet, de serviços de transporte coletivo alternativo e de fornecimento de botijões de gás.

Robocop era do comando da milícia, juntamente com o vereador Cristiano Girão (PMN), que foi preso no dia 17 de dezembro de 2009, apontado como chefe da milícia da Gardênia Azul. Girão na época era também presidente da Associação de Moradores da comunidade.

Girão, que é sargento licenciado do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, está preso desde aquela época e teve o seu mandato cassado por unanimidade pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro no dia 27 de outubro de 2010.

Segundo relatório da comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio que investigou a atuação das milícias no Rio, o grupo que atua na Gardênia Azul é formado por 100 pessoas.

Girão possuía 40 contas bancárias em nomes de “laranjas” em 12 bancos, além de seis imóveis e sete veículos. Todos esses bens foram bloqueados pela Justiça.
 

Edição: Rivadavia Severo