Festival Globale Rio dá destaque para filmes sobre globalização

20/08/2012 - 20h31

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A organização não governamental (ONG) Justiça Global realizou hoje (20) a abertura da Festival Globale Rio 2012, uma mostra não competitiva que terá a exibição de 21 filmes de ficção e documentários sobre processos de globalização e direito à cidadania. O evento, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, trará produções de países como Brasil, Argentina, Espanha, Colômbia, Haiti e Estados Unidos.

Segundo o cineasta Victor Ribeiro, que dirigiu o documentário Distopia 021- Um Projeto de Cidade Global, filme que integra a programação do Globale Rio 2012, o festival é de extrema importância, pois existem poucas mostras que oferecem espaço para produções com esse conteúdo.

Durante a abertura também foi exibido quatro curtas do Coletivo Rio + Tóxico,  projeto realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho.

“Nesses dias, um coletivo de ativistas, jornalistas e representantes de organizações sociais visitaram alguns pontos da cidade e de outros municípios que tenham sido impactados por grandes empreendimentos, levando em consideração a agenda da economia verde em contraponto ao impacto que tem ocorrido nessas comunidades”, disse Ribeiro.

Depois da exibição dos filmes, moradores das áreas retratadas nas produções participaram de um debate. Estiverem presentes moradores de Santa Cruz, na zona oeste, do Morro da Providência, no centro do Rio, da zona portuária da cidade, e pescadores da Baía de Sepetiba.

O Festival Globale Rio surgiu em Berlim, na Alemanha, em 2003, e atualmente é realizado em Mittelhessen, Leipzig e Berlim, na Alemanha; em Montevidéu, no Uruguai; em Varsóvia, na Polônia; em Bogotá, na Colômbia, e no Rio de Janeiro.

A programação completa e os locais de exibição podem se conferidos no site http://festivalglobalerio.blogspot.com.br

Edição: Fábio Massalli