Estado do Rio espera atualizar vacinação de cerca de 1 milhão de crianças

18/08/2012 - 13h58

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 1 milhão de crianças de 0 até 5 anos do estado do Rio de Janeiro têm, de hoje (18) a sexta-feira (24), a chance de atualizar suas cadernetas de vacinação. Na Campanha Nacional de Multivacinação, aberta neste sábado (18) em todo o país, estão sendo introduzidas duas novas vacinas no calendário básico do Programa Nacional de Imunizações. São elas a vacina inativada contra a poliomielite (VIP) e a pentavalente que, em uma única dose, imuniza contra a difteria, o tétano, a coqueluche, hepatite B e as doenças causadas pelo vírus Haemophilus influenzae tipo B (Hib).

A VIP, que é a inativada contra a poliomielite injetável, está sendo aplicada em crianças aos 2 e aos 4 meses de vida. Já a terceira dose e o reforço, aos 15 meses, devem ser feitos com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as gotinhas. Também injetável, a vacina pentavalente deve ser administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida.

De acordo com estimativa da Secretaria Estadual de Saúde, entre 10% e 15% das crianças fluminenses até 5 anos podem necessitar de pelo menos uma vacina do calendário, considerando o histórico de cobertura vacinal do estado. Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde informa que 90% das crianças estão com o calendário de vacinação atualizado.

Cerca de 200 postos estão funcionando neste sábado, até as 17h, no município do Rio. A relação dos postos pode ser obtida pelo Disque Rio – telefone 1746 – ou na página da secretaria na internet.

Edição: Graça Adjuto