Ministério da Agricultura criará plano plurianual para próximas três safras

16/08/2012 - 18h58

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de plano agrícola e pecuário plurianual, anunciou hoje (16) o secretário de Política Agrícola da pasta, Caio Rocha. O plano deverá trazer estratégias do governo para as próximas três safras – 2012/13, 2013/14 e 2014/15.

O documento deverá conter diretrizes para o período e trazer informações como projeções de cenários, gargalos para o agronegócio e sugerir medidas para aperfeiçoar os mecanismos de concessão de crédito, de seguros, de apoio à comercialização e ampliação da capacidade de armazenagem. Formado por técnicos da Secretaria de Política Agrícola, o grupo de trabalho tem 120 dias para apresentar a proposta.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o plano plurianual permitirá ao produtor rural se preparar e se organizar com maior antecedência. Dessa forma, a política precisa ser planejada em ciclos mais longos, para contemplar questões como a comercialização e o crédito rural no longo prazo.

 

Edição: Aécio Amado