Exército Sírio Livre assume autoria de ataque à bomba em Damasco

15/08/2012 - 9h39

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Exército Sírio Livre (ESL), um dos braços da oposição na Síria, assumiu hoje (15)  a responsabilidade pelo ataque à bomba nas mediações de um hotel em Damasco, capital do país. Três pessoas ficaram feridas no ataque. O local é utilizado como hospedagem pelos observadores internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com informações preliminares, o ESL queria atingir a sede de um comando militar no qual há reuniões de Exército e do grupo Shabiha (milícia pró-governo). O ataque ocorreu às vésperas das reuniões do Conselho de Segurança da ONU, nos Estados Unidos, e da Organização da Conferência Islâmica (OCI), na Arábia Saudita.

Na sessão da OCI, a tendência é aprovar a suspensão da Síria da organização. Um texto será examinado pelos representantes dos 57 países integrantes da entidade. A proposta foi apresentada pelo governo saudita. A iniciativa pode acentuar o isolamento do presidente sírio, Bashar Al Assad, que sofre sanções internacionais.

O Irã, que também integra a organização, é contrário à sanção. “Estou claramente contra a suspensão, não importa de qual país”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ali Akbar Salehi. “Suspender um país não significa avançar na resolução do problema”, argumentou.

No texto, os líderes dos países muçulmanos ressaltam a falta de avanços nas negociações internacionais em busca do fim da violência na Síria, que dura 17 meses,  e matou mais de 20 mil pessoas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade