Terremotos no Irã causaram prejuízos estimados em US$ 400 milhões

14/08/2012 - 9h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-governador do Azerbaijão Oriental, no Irã, Mohamad Ashrafi, disse hoje (14) que os terremotos registrados na região no último dia 11 causaram prejuízos de mais de US$ 400 milhões.  No sábado (11), houve dois tremores de terra na área, um de 6,4 graus na escala Richter e outro de 6,3 graus. Pelo menos 306 pessoas morreram e cerca de 4,5 mil ficaram feridas. A estimativa é que, no total, mais de 300 mil pessoas tenham sido afetadas pelos efeitos dos tremores de terra.
 
Prédios públicos e privados, casas, escolas e hospitais desabaram. A região ficou isolada, sem abastecimento de energia e comunicações. “É um cálculo inicial, mas é possível que os custos aumentem”, disse o vice-governador da província de Azerbaijão Oriental. Segundo ele, 307 aldeias foram afetadas de maneira mais intensa.

O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, prometeu subsídios e empréstimos a juros baixos às pessoas afetadas. Alguns políticos locais criticaram as autoridades pela desorganização do repasse de ajuda à região, assim como pela condução das operações de busca e resgate, que terminaram menos de 24 horas depois dos tremores de terra.

Os governos do Brasil, dos Estados Unidos, da Venezuela, da Bolívia, da China e o papa Bento XVI , entre outras autoridades, enviaram mensagens de apoio ao governo e povo iranianos, além de se colocar à disposição para prestar ajuda.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade