Tremores de terra no Irã deixam pelo menos 306 mortos e 3.037 feridos

13/08/2012 - 9h39

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades do Irã contabilizam 306 mortos e 3.037 feridos vítimas do terremoto do dia 11. O ministro da Saúde do Irã,  Marzieh Vahid-Dastjerdi, disse hoje (13) que os dados ainda estão sendo levantados. A área atingida é fica na parte oriental do país, próximo ao Azerbaijão. Governos de vários países, como os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a Bolívia, a Venezuela e a Síria, enviaram mensagens de apoio ao Irã. O papa Bento XVI também enviou um comunicado em apoio à população.

Um dos principais aliados do governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad, o presidente da Síria, Bashar Al Assad, enviou hoje uma mensagem de condolências e solidariedade aos iranianos. No texto, Assad, que enfrenta uma crise há 17 meses que deixou mais de 20 mil mortos no seu país, diz que tem simpatia pelo governo iraniano e que pede a Deus “conforto às famílias das vítimas” do terremoto.

Considerado inimigo pelo Irã, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também enviou mensagem de apoio aos iranianos e ofereceu ajuda a Ahmadinejad. A mensagem foi transmitida pelo porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

No sábado (11), um terremoto de 6,4 graus de magnitude na escala Richter atingiu a cidade de Ahar, perto da capital da província de Tabriz, a uma profundidade de 9,9 quilômetros (6,2 milhas). Tremores de 6,3 graus na escala Richter atingiram as regiões de Varzaqan e Haris. O epicentro do terremoto foi a 49 quilômetros de Tabriz.

Os tremores de terra derrubaram construções, destruíram as redes elétrica e de telecomunicações. A área ficou isolada do restante do país. Muitas pessoas perderam suas casas e equipes de apoio foram chamadas em todo país para ajudar às vítimas.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, Press TV, e da agência pública de notícias do Irã, Irna // Edição: Juliana Andrade