Imagens de satélite reforçam preocupação com situação em Alepo, alerta Anistia Internacional

08/08/2012 - 9h25

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional disse estar preocupada com a segurança da cidade síria de Alepo. O alerta foi feito após uma série de imagens de satélites revelar a presença de mais de 600 novas crateras nos arredores de Alepo, considerada a capital econômica da Síria.

Para a organização, as crateras foram causadas por armamentos pesados usados nos confrontos entre rebeldes e forças do governo em uma cidade próxima, Anadan. A Anistia Internacional disse que tanto o governo sírio como a oposição poderão ser responsabilidados penalmente por não protegerem a população civil.

“Todos os ataques contra civis serão documentados para que os seus autores sejam responsabilizados”, alertou, em comunicado, Cristoph Koettl, responsável das operações de emergência.

De acordo com relatos do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o Exército da Síria atacou regiões nos arredores de Alepo antes do amanhecer causando 12 mortes na cidade. Pelos dados da organização, entre as vítimas há uma mulher e os dois filhos, mortos no bairro de Mashatiyah, em Alepo.

O Conselho da Revolução Síria informou que houve também ataques nos bairros de Al Kalassa, Shaar, Sukari e Tariq Al Bab, em Damasco, e nos arredores de Alepo. Pelos dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos,  só ontem (7) foram registradas 225 mortes, entre os quais de 129 civis, 50 rebeldes e 46 soldados.
 

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade // Edição: Juliana Andrade