Brasilienses comemoram com passeio ciclístico os 25 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial

05/08/2012 - 14h33

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em comemoração ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade de Brasília, ciclistas fizeram hoje (5) um passeio pelos principais cartões-postais da cidade. Um dos locais de concentração foi a Praça da República onde estão a Catedral de Brasília e a sede da Biblioteca Nacional. O título é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Protótipos gigantes de triciclos e quadriciclos foram expostos durante o passeio.

Pelo conceito de Patrimônio Cultural da Humanidade, os locais que recebem o título pertencem a todos independentemente do território em que estejam localizados. Brasília é considerada marco da arquitetura e urbanismo modernos e é a maior área tombada do mundo – 112,25 quilômetros quadrados. A cidade está na lista de bens do Patrimônio Mundial desde 1987.

O Patrimônio Cultural de Brasília é formado por monumentos, edifícios e sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Em junho, o governo do Distrito Federal (GDF) recebeu as recomendações feitas pela Unesco para a manutenção do título, como assegurar as características originais do projeto urbanístico de Brasília e proibir construções em áreas verdes.

Segundo o GDF, todas as recomendações estão no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, em fase de elaboração. As iniciativas em andamento incluem a revitalização da W3 Sul e dos setores hoteleiros, a construção da Esplanada dos Museus, a implantação de jardins e outras obras no canteiro central do Eixo Monumental.

Em fevereiro de 2013, o governo do Distrito Federal apresentará um relatório de atividades à Unesco, indicando os avanços na política de preservação da capital como Patrimônio Cultural da Humanidade. A próxima avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial será em junho de 2013.

Edição: Talita Cavalcante